segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Possibilidades de intervenção que o professor deve fazer para uma criança que esta no processo inicial da construção do conceito de número.


      Uma das possibilidades é a reflexão do professor sobre as diversas fases do trabalho matemático: seu planejamento, execução e o desenvolvimento da criança. As crianças participam de diversas situações em seu cotidiano envolvendo números, relações com quantidade, noções de tempo e espaço, utilizando muitas vezes recursos próprios e não convencionais na resolução de problemas, tais como: conferindo objetos (tampinhas, figurinhas), contando ponto em jogos, repartindo balas, manipulando dinheiro, descobrindo caminhos, etc.
      O principal objetivo do ensino de Matemática e a grande competência que ele visa desenvolver são como a capacidade de pensar e resolver situações-problema com autonomia. Isso deve ser feito pelo desenvolvimento, na escola, de atividade matemática significativa, que implique construção de estratégias e procedimentos, mobilização e busca de conhecimento. Resolver essas situações relaciona-se a uma série de competências matemáticas que serão desenvolvidas não antes, mas durante o processo de construção de solução, caracterizando o que se chama aquisição de conhecimento em ação. Portanto, a intervenção do professor é um fator decisivo para o sucesso do aluno durante esta aprendizagem, e é muito importante que o professor conheça as fases da construção do número, especialmente a noção de quantidade, pois, levando a criança a contar coisas, favorece a elaboração do aspecto serial da numeração. Além disso, ao contar elementos, a criança aponta e diz a palavra-número, constituindo formas de equivalências numéricas e estabelecendo correspondência biunívoca. Partindo do pressuposto que a criança constrói os conceitos através da experiência com objetos e da interação social, é muito importante a manipulação de materiais de contagem e do cotidiano, e discussões que antecedam a realização de atividades propriamente matemáticas.
      A ação do professor é extremamente necessária durante o processo, pois é ele que vai efetuar a seleção do material mais apropriado às questões mais significativas, bem como apresentar as atividades de forma sequenciada que leve a uma abstração gradativa. 

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